top of page

Sobre diquinhas (pra quem gosta de diquinhas)


Diquinhas são sempre bem vindas e é sempre bom ajudar o coleguinha que tá chegando na city, para que ele não passe pelo pequenos dramas que você ja passou, hahaha. Well, então aí vão algumas coisitas que aprendi vivendo por aqui. Pode parecer bobagem, massss as vezes elas acontecem...


Tá andando na rua e quer atravessar pro outro lado, mas não está perto de nenhum no sinal, ou faixa? Não é necessário pensar americanamente. Na maior parte das cidades, por aqui, as pessoas são multadas por atravessas fora do sinal, ou da faixa de pedestre. Aqui em NY não tem frescura, deu um espacinho no trânsito caotico, não fique lá parado, com cara de bocó, pois alguém na certa vai te atropelar, então, atravesse. Uma vez escutei uma menina brasileira falando pra mãe - tá vendo, eles atravessam de qualquer jeito!!! E ai percebi que ela falava de mim, hahaha.


Ao entrar numa estação, tenha a certeza de que está entrando na plataforma que vai para o lado que deseja chegar. Se entrar na estação, e perceber que ela vai downtown, quando você precisa ir pra uptown, vai ter que sair e só poderá entrar novamente após 18 minutos. Nem todas as estações tem passagem de um lado para o outro das plataformas.

Fique de olho nos cartazes colados pela plataforma. Eles falam das mudanças nas linhas, que acontecem semanalmente, durante todo o ano. Normalmente, as grandes mudanças nas rotas também são anunciadas nos vagões, mas não sei o que acontece com esses microfones, ou com as caixinhas de som. A gente não entende nem uma palavrinha sequer! Ai, você corre o risco de pegar um trem e ele passar direto pela sua parada, ou dele seguir pelo trajeto de outra linha. Essas coisas acontecem, mesmo. Comigo principalmente, porque eu sou passada, quando vi, já to em outro lugar.

Choveu, nevou, ou o clima mudou de uma hora pra outra. Saia de casa pelo menos vinte minutos antes, para um compromisso. Tudo atrasa no subway. Fim de semana e feriado também, muitas linhas 'express' viram 'local' e tudo fica leeeeento.

Não existe comer barato em NY, se fizermos a conta da cotação do dolar. A gente quase cai dura no chão. Mas confesso que é possivel achar lugares bem razoaveis. Principalmente nas little Delis, os mercadinhos que vendem um pouquinho de tudo. Muitas têm pequenos self-sevices, com comida de verdade, tipo arroz, carne, legumes, macarrão. Outras montam saladas e sanduíches, algumas vendem até sopas (nesse frio elas são um 'must'). Achou uma Deli na rua, dê uma olhadinha lá dentro, pode ser que tenha uma boa surpresa. Sempre que como numa delas, gasto de 6 a 9 dolares e acho que é um valor bacana, para um bom almoço.

Pra conhecer a cidade, procure usar sempre o sapato mais confortável do universo e esteja preparado fisicamente e psicologicamente para andar, andar, andar, além de subir e descer muitas escadas. Aqui não tem jeito, se anda muuuito a pé e, pegando metrô, a gente até sente a perna queimar, de tanto subir escada. Contei uma subida que eu faço. Paro numa estação para trocar de trem. Entre o primeiro subway e o segundo, subo oito lances de escada, deve ter uns, sei lá, 250 degraus. Será que exagerei? Vou contar os degraus tb, hahahaha. Só sei que chego lá em cima me sentindo a rainha do cross fit, ou a especialista em parkour.

Bebida alcólica em bar é super caro aqui. Mas, para quem vai ficar em casa, ou hotel que deixa levar coisa pro quarto, vale comprar um vinhozinho, ou cervejinha, no mercado e tomar no aconchego da cama. Os mercados e lojas de bebida tem bons preços e muuuito mais opções de cerveja do que nós, da terrinha. As nossas cervejas especiais, estrangeiras, ou artesanais, aqui são só cervejas, hahaha. Então é fácil encontrar todo tipo de opção por um valor acessível. Ah, e não invente de sair com a cerveja na mão pela rua, hein? Isso dá um problemão. O negócio é super sério.


Os sites oficiais das cidades, normalmente, são super chatos e não mostram coisas diferentes, fora do turistão. O de NYC é 'bem melhorzinho'. Dá umas dicas legais, fora do suuuper turistão, mas, claro, também dão o roteiro básico. Vale dar uma passeada pelo site e ver se encontra programação que goste - www.nycgo.com.

Mas é, com o dolar subindo, viajar, ou viver por aqui não tá nada fácil. 'Cumpricô' a vida de todo mundo que tinha planos de vir pra essa terrinha e a minha, que ja to aqui, também. Mas se você decidir vir, mesmo assim, e a grana apertar, pra tudo dá-se um jeito. Não há fome que uma pizza de um dolar nao mate. E elas são gostosas, juro!


Instagram - Untitled


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page